Buenos Aires sem segredos                                Lugares e passeios: bairro Retirotudo que você precisa saber
 

 ESSENCIAIS

 

 LUGARES & passeios

 

CONSUMO & serviços

 

  ARTES & entretenimento

 

COMIDAS & bebidas     

 

 Antes de viajar »

 Na chegada »

 Circulando »

 

 Percursos »

 Esportes »

 Visitas Guiadas »

 

Áreas de compras »

Shopping centers »

Outlets »

 

  Museus »

  Tango e milongas »

  Música »

 

Restaurantes »

Bares, cafés, confeitarias »

Clubes, discos, baladas »

 

GLS

 

CRIANÇAS

 

ONDE FICAR

  AGENDA  

INICIO

 O que ver na região de    Lugares edifícios    (cont.)

Barrio Norte Recoleta»

Calle Lanin »

Circuito cívico »

El Once »

La Boca »

Las Cañitas e La imprenta »

Microcentro »

Monserrat (zona histórica) »

Palermo (Chico e Parque)»

Palermo Viejo (Soho e Hollywood) »

Puerto Madero »

Retiro »

San Telmo »

Roteiro básico para três dias »

Percurso de ônibus La Boca/ Belgrano »

 

Locais de interesse
British Arts Centre - Suipacha 1333, entre Juncal y Arroyo, Retiro (4393 6941)Ônibus 59, 61, 93, 130, 152. Aberto Fev 2ª a 6ª, 12h30/18h30. Mar/dez 2ª a 6ª,15h/21h. Fecha em jan. Entrada grátis.
Museo Nacional Ferroviario -
Avenida del Libertador 405 com Suipacha (4318 3343/3538). Metrô C, Retiro/Ônibus 59, 61, 93, 130, 152. Aberto fev/dez 2ª a 6ª, 10h/16h. Fecha em jan. Circulo Militar. Ver pág. 73. Entrada grátis
Museo de Arte Hispanoamericano
Isaac Fernández Blanco - Suipacha 1422, entre Arroyo e Libertador (4327 0272). Ônibus 93, 130, 152. Aberto 3ª a dom., 14h/19h Visitas guiadas (espanhol) sáb.,16h; dom. 15h Entrada AR$3. Grátis quintas. Não aceita cartão.
Museo de Armas de la Nación
Avenida Santa Fe 702 com Maipú (4311 1071). Metrô C, San Martín/ Ônibus 10, 17, 70, 152. Aberto Mar/dez 2ª a 6ª, 13h/19h. Fecha em jan/fev Entrada AR$2; Grátis até 5 anos, meia-entrada. Não aceita cartão.
 

O distrito de Retiro adotou esse nome quando um governador espanhol do final do século 17 construiu ali uma casa de campo para sua aposentadoria e a batizou de El Retiro. Veja mapa. Atualmente, a principal atração são seus grandes espaços abertos – a área cheia de sombra onde fica a agradável Plaza San Martín, a segunda mais importante praça da cidade com um conjunto eqüestre de mármore e bronze criado em 1862 pelo escultor francês Louis Joseph Daumas.

Em uma das pontas da praça, o Palácio San Martín (Arenales 761, 4819 8092) foi construído entre 1909 e 1912 para a multimilionária família Anchorena. Hoje fica aberta às quintas e sextas feiras para visitas guiadas (uma excelente coleção de arte argentina pré-colombiana). No lado oposto da praça, a Basílica del Santísimo Sacramento, na rua San Martín 1039, é cenário comum de casamentos da alta sociedade. Ao lado o Edificio Kavanagh,
o mais alto da América Latina quando foi concluído, em 1935.Suba de elevador para ter uma visão panorâmica da praça e das estações ferroviárias construídas pelos ingleses, você pode pegar um elevador até o sexto andar. Ao lado, o luxuoso Plaza Hotel (da rede Marriott) foi construído em 1908 por Alfred Zucker, arquiteto da catedral de Saint Patrick, de Nova York.
Embora todos digam que estão indo “ao Retiro” para tomar um ônibus ou um trem, existem na verdade três terminais de trem e mais uma estação ferroviária na Avenida JM Ramos Mejía. A maior delas, construída pelos ingleses, data de 1915 e se destaca como um dos melhores exemplos de arquitetura inspirada no Palácio de Cristal. Aproveite para conhecer o * Café Retiro na Estação Retiro 1358. Um dos "notáveis da cidade".O café original fazia parte da estação quando de sua construção em 1915.
A feira de artesanato Paseo del Retiro, criada para dar um pouco de vida à pouco atraente e deserta área oposta à estação rodoviária, funciona todos os fins-de-semana.
Algumas quadras acima, na Av. Libertador, em um velho edifício da ferrovia, fica o Museo Nacional Ferroviario. Os dois andares são uma instigante mostra de uma época que deveria envergonhar os governos recentes, obcecados por automóveis.
Ao lado do museu fica o ateliê de Carlos Regazzoni, escultor internacionalmente respeitado cujas peças são feitas de sucata encontrada nos pátios da ferrovia.
A um pulo dali, subindo a ladeira, na Suipacha 1422 fica uma das pérolas culturais de Buenos Aires: o ** Museo de Arte Hispanoamericano Isaac Fernández Blanco.
 
Os fãs de música clássica e folclórica podem assistir a concertos às sextas, sábados e domingos às 19 horas, muitas vezes com a orquestra de câmara barroca do próprio museu. Se tiver tempo, passeie pelo tranqüilo pátio andaluz da mansão, coberto de hera.
A Plaza Embajada de Israel fica na esquina da rua Suipacha com a Arroyo. Em 1992, um atentado destruiu a embaixada israelense, que ficava ali. Cada uma das 29 árvores representa uma vítima da explosão. A área em torno se recuperou do atentado e a isolada calle Arroyo agora é centro de um circuito de galerias de arte.
No número 1333 da Suipacha, a principal instituição de ensino de inglês da Argentina tem o British Arts Centre. Ali se realiza uma série de eventos gratuitos, como peças e filmes em inglês, além de concertos de jazz, música celta e clássica, além de exposições e oficinas de arte e fotografia.Veja mapa.
Bares, cafés e restaurantes
* Café Retiro na Estação Retiro 1358. Um dos "notáveis da cidade".
Entre Palmas (de autor) Arenales 939.
Plaza Grill (Marriott) Florida 1005
West Bengal (Indiano) Arenales 837.
Irifune (sushi) Paraguay 412
Bar Empire - Tres Sargentos 427, A calle Tres Sargentos é uma das mais bonitas do microcentro. Sentar-se neste bar e aprecia-la  é um prazer...
Filo (pasta) San Martín 975
Dadá * (autor) San Martin 941, entre Marcelo T Alvear e Paraguay
Costumbres Criollas (tipica) Libertador 308
El Federal (tipica)San Martín 1015
 

 

 
 
 

 

Pesquisa personalizada

Alguma informação do site está incrreta ou incompleta? Gostaria de dar uma dica ou sugestão? Entre

dicas visitantes
 
 

   

 

Inicio