Buenos Aires sem segredos                                                      Lugares: El Once tudo que você precisa saber
 

 ESSENCIAIS

 

 LUGARES & passeios

 

CONSUMO & serviços

 

  ARTES & entretenimento

 

COMIDAS & bebidas     

 

 Antes de viajar »

 Na chegada »

 Circulando »

 

 Percursos »

 Esportes »

 Visitas Guiadas »

 

Áreas de compras »

Shopping centers » Outlets »

 

  Museus »

  Tango e milongas »

  Música »

 

Restaurantes »

Bares, cafés, confeitarias » Clubes, discos, baladas »

 

GLS

 

CRIANÇAS

 

ONDE FICAR

  AGENDA  

INICIO

                   
  Regiões        

Barrio Norte Recoleta»

Calle Lanin »

Circuito cívico »

El Once »

La Boca »

Las Cañitas e La imprenta »

Microcentro »

Monserrat (zona histórica) »

Palermo (Chico e Parque)»

Palermo Viejo (Soho e Hollywood) »

Puerto Madero »

Retiro »

San Telmo »

Roteiro básico para três dias »

 

 

Lugares
Museo Casa Carlos Gardel
Jean Jaurès 735, entre Zelaya y Tucumán (4964 2071). Metrô B, Pueyrredón ou Carlos Gardel/ Ônibus 19, 92, 124. Aberto 2ª, 4ª, 6ª, 11h/18h; sáb., dom., 10h/19h. Visitas Guiadas (Espanhol) 2ª, 4ª, 6ª, 15h; sáb., dom., 13h, 15h, 17h. Entrada AR$3; grátis menores de 10 anos. Grátis 4ª. Não aceita cartão.
 
O Once é o mais movimentado distrito comercial da cidade. La se concentra o comércio atacadista de confecções. Historicamente associado à grande população judaica da cidade, tem agora grandes comunidades coreana e peruana. O bairro deve seu nome estação ferroviária 11 (Once) de Septiembre localizada na Plaza Miserere em geral chamada de Plaza Once. Ver mapa da região.
Se você gosta da mesmice e previsibilidade dos shoppings centers, esqueça o Once mas se você adora "descobrir" pechinchas e adora confusão e diversidade uma visita ao Once é obrigatória.
O Once é, na verdade, parte de um bairro oficialmente conhecido como Balvanera que tem como limite norte a Avenida Córdoba.

Na Córdoba 1950 fica o notável Palacio de Aguas Corrientes que ocupa uma quadra inteira. É a sede dos serviços de água da capital, administrado pela empresa privada Aguas Argentinas até que o governo entrou em cena, em 2006.

Construído entre 1887 e 1895, este edifício decorado, com cores vivas e mistura de estilos arquitetônicos, é realmente único entre os espigões da cidade.
As Avenidas Rivadavia e Pueyrredón são as principais artérias do Once, mas o maior movimento do bairro é nas quadras ao sul e a oeste do cruzamento delas. Aqui, as batidas latinas ecoam de cada loja, o comércio de bugigangas se espalha pelas ruas e a poluição visual é levada a extremos.
Para conhecer o Once judaico, a Congregación Sefardi, uma sinagoga em estilo mourisco na Calle Lavalle 2400, merece ser visitada. A duas quadras de distância, na Calle Paso 400, fica o elegante  Templo Ashkenazi de Paso.
 
É melhor conhecer as sinagogas fazendo uma visita guiada, uma vez que o acesso foi limitado desde os ataques terroristas. As vítimas do carro bomba de 1994 na AMIA, Associação Mutual Israelita Argentina, no Once, são lembradas pelo comovente Monumento de Homenaje y Recordación a las Víctimas del Atentado a la AMIA, situado no jardim do prédio reconstruído, na Pasteur 633.
As agências de viagem precisam de 48 horas para programar visitas. Logo acima do Once, na Avenida Corrientes com a Anchorena, fica Shopping  Abasto, construido em um antigo mercado uma obra-prima art decó construída entre 1930 e 1934 que foi o mercado atacadista central da cidade. O prédio foi negligenciado durante décadas e sua poderosa presença se tornou símbolo da decadência do próprio bairro de Abasto rumo a um triste cenário de blues, bebida e cocaína.
Com a transformação do antigo mercado Abasto em shopping center o cenário do Bairro começou a se transformar e hoje abriga o Museu Carlos Gardel e um luxuoso hotel temático o Abasto Plaza Hotel Buenos Aires - Av. Corrientes 3190,  Balvanera. Dentro do shopping fica o Museo de los Niños Abasto (Museu das Crianças de Abasto), com três andares de exibições educacionais sobre as atividades comerciais e industriais de Buenos Aires. O palco central do plano de revitalização de Abasto é o Ciudad Cultural Konex  um , enorme complexo de artes no cruzamento da Sarmiento com a Jean Jaurès, inaugurado em 2005. Por fora, o edifício reflete o desenho geométrico do estilo art déco de Abasto, e dentro há uma sala de ópera e uma série de teatros. Inspirado no Centro Pompidou de Paris, é o centro nervoso da Fundación Konex.
         
 

Alguma informação do site está incorreta ou incompleta? Gostaria de dar uma dica ou sugestão? Entre

dicas visitantes
 
 

 

sitemap

 

Inicio