Buenos Aires sem segredos                                   Lugares e passeios: microcentrotudo que você precisa saber
 

 ESSENCIAIS

 

 LUGARES & passeios

 

CONSUMO & serviços

 

  ARTES & entretenimento

 

COMIDAS & bebidas     

 

 Antes de viajar »

 Na chegada »

 Circulando »

 

 

 Percursos »

 Esportes »

 Visitas Guiadas »

 

Áreas de compras »

Shopping centers »

Outlets »

 

  Museus »

  Tango e milongas »

  Música »

 

Restaurantes »

Bares, cafés, confeitarias »

Clubes, discos, baladas »

 

GLS

 

CRIANÇAS

 

ONDE FICAR

  AGENDA  

INICIO

 
 
 
  Regiões da cidade    Lugares, edifícios    (cont.)

Barrio Norte Recoleta»

Calle Lanin »

Circuito cívico »

El Once »

La Boca »

Las Cañitas e La imprenta »

Microcentro »

Monserrat (zona histórica) »

Palermo (Chico e Parque)»

Palermo Viejo (Soho e Hollywood) »

Puerto Madero »

Retiro »

San Telmo »

Roteiro básico para três dias »

Percurso de ônibus La Boca/ Belgrano »

 
Pontos de interesse
Museo Numismático (Primeiro Andar, San Martín 216, 4348 3882),
Basílica Nuestra Señora de la Merced,Reconquista com Perón,
Museo Mitre - San Martín 336, entre Corrientes e Sarmiento (4394 8240/7659/Metrô B, Florida/ônibus 93, 99, 109, 132.Aberto Museu 2ª a 6ª, 13h/18h30. Biblioteca 2ª a 6ª, 12h30/18h. Entrada contribuição sugerida. www.museomitre.gov.ar.

 

 

Com palácios em estilo francês, largas avenidas e praças verdejantes  o centro histórico e comercial tem um trânsito congestionado por veículos nas ruas estreitas e por pedestres  nos calçadões das Calles  Florida e Lavalle. Veja mapa do centro.

No horário comercial, o distrito central é tomado por porteños fazendo compras, trabalhando, correndo, gritando. A região tem a maior concentração de instituições financeiras do país, estendendo-se por quase todo o comprimento das ruas Florida, San Martín e Reconquista. Muitos dos bancos daqui foram construídos na primeira metade do século 20. Um bom exemplo é o antigo Banco Tornquist, na Bartolomé Mitre 559. Maquetes de como o distrito era durante o século 19 e como é agora estão em exibição no Museo del Banco de la Provincia (Sarmiento 362, 4331 1775).

Outro museu associado ao tema financeiro, o Museo Numismático (San Martín 216, 1 o. andar, 4348 3882), exibe exóticas cédulas antigas do banco além de raras moedas cunhadas na Tierra del Fuego.

Para ver como os porteños abastados viviam durante o boom econômico do final do século 19, entre no Museo Mitre  – casa do ex-presidente e fundador do jornal La Nación, Bartolomé Mitre. Ele possui uma rica biblioteca especializada em história americana.

Na esquina da Reconquista com a Perón, protegida por maravilhosos portões de ferro fundido, está a Basílica Nuestra Señora de la Merced, do século 18, cuja fachada ricamente decorada foi restaurada em 1905.
Vizinho a ela, o pátio do Convento de San Ramón abriga atraentes lojinhas e uma lanchonete escondida com vista para um agradável jardim.
Ao longo do lado oeste da Avenida Leandro N Alem, há uma série de galerias com bancos, cafés, casas de câmbio e, do lado leste, o gigantesco Correio Central, localizado na Sarmiento 151 um dos bons exemplos da arquitetura francesa de BsAs.
 
 

 

Para os filatelistas a dica é conhecer o pequeno museu. Embora antigamente fosse uma rua elegante, a calle Florida, única via totalmente de pedestres de BsAs, agora é totalmente comercial.

As Galerías Pacífico  são as mais esteticamente inspiradas da cidade. Na ala sudeste (com uma entrada na esquina da Viamonte com a San Martín), fica o Centro Cultural Borges , uma atuante casa de eventos artísticos construída em memória do maior escritor argentino.

Atrás dele, na esquina da San Martín com a Viamonte, fica a Igreja de Santa Catalina, do século 18.

A Calle Lavalle, entre a San Martín e a Carlos Pellegrini, é cheia de cinemas blockbusters e filmes B, redes de restaurantes fast-food.

Perto dali, mas saindo do Microcentro, está a Av. Corrientes. Até os anos 1970, era a Broadway porteña, o ponto de encontro noturno dos amantes da literatura e onde os boêmios se encontravam para falar sobre revolução.

Bares e restaurantes da região
Algumas das boas "parrillas" situadas na zona: Al Carbón (Reconquista 875
Plaza Grill (hotel Marriott) (Florida 1005) e El Establo (Paraguay 489).
Se é fã de sushi tem o Irifune (Paraguay 412). Não vive sem pasta? Experimente o Broccolino na Córdoba, Av. 820 e o Pinuccio & Figlin Chile 2199. Para quem curte pizza a famosa Los Inmortales na Lavalle 746 e Las Cuartetas na Av. Corrientes 838. *Dada- San Martin 941, entre Marcelo T Alvear e Paraguay, Retiro. Bar e restaurante. Coquetéis saborosos e originais e cozinha de bistrô moderna. * Le Bar -Tucuman 422, entre Reconquista e San Martin. Bar restaurante estiloso. No almoço menu executivo! Esqueça o MacDonald!! Em Buenos Aires se come muito bem! Aproveite.
 
 

 

 

Alguma informação do site está incorreta ou incompleta? Gostaria de dar uma dica ou sugestão? Entre

Dicas de visitantes
 
 

   

 

Inicio